Comunicação

Sandra Jardim Fernandes será oradora na 9ª Conferência Bienal da IBA sobre Imigração Global

Sandra Jardim Fernandes, advogada especialista em Imigração, Investimento Estrangeiro e Direito Imobiliário, Consultora da VCA, será uma das oradoras convidadas da 9ª Conferência Bienal da International Bar Association (IBA), sobre Imigração Global, que está a decorrer em Londres, no Leonardo Royal Hotel London St Paul’s, entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro.

Sandra Jardim Fernandes intervirá no primeiro painel do último dia do evento, dedicado aos “Programas de Cidadania e Vistos Gold”, moderado por Nick Rollason, Sócio Responsável pelo Departamento de Imigração da Kingsley Napley LLP. Patrícia Valadas Coriel, advogada do departamento de Imigração da VCA (à esquerda na fotografia), estará também presente no evento.

O “mercado” do CBI e do RBI – cidadania através de investimento e residência através de investimento tem estado sobre escrutínio da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e da Comissão Europeia. Recentemente o programa português ARI – Autorização de Residência para Investimento – foi considerado compatível – compliant – com as normas e princípios destas duas instituições, enquanto os programas de CBI de Malta e Chipre foram considerados “non-compliant”, o que significa que se prestam a práticas abusivas e não transparentes.

A imigração, o populismo e o futuro do trabalho, a atracção e retenção de talento, os comportamentos ilícitos que, muitas vezes, impedem a entrada em jurisdições estrangeiras, e a migração na União Europeia, serão outros dos temas em debate.

A IBA é uma associação internacional que congrega Ordens e organizações nacionais de advogados, bem como advogados e sociedades de advogados. Fundada em 1947, influencia o desenvolvimento do direito internacional e contribui para o aperfeiçoamento da profissão de advogado, no mundo inteiro. Actualmente, conta com mais de 80 mil advogados em nome individual, e cerca de 190 Ordens e organizações nacionais de advogados, oriundas de 160 países.